Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Prefeitura de SP diz que vacinas não foram aplicadas fora de validade

Publicado em: 14/07/2021 22:35

 (Secretaria de Saúde investigou a vacinação de 968 pessoas. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil)
Secretaria de Saúde investigou a vacinação de 968 pessoas. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou hoje (14) que, após investigar o caso das 968 pessoas que teriam sido imunizadas com vacinas supostamente vencidas no município, foi constatado que todas tomaram o imunizante dentro da validade.

“O resultado do rastreamento evidenciou apenas que ocorreu um atraso no cadastramento, não resultando na aplicação de vacinas vencidas”, disse a secretaria em nota. “Após identificar as 968 pessoas, a relação foi enviada às respectivas unidades básicas de Saúde (UBSs), quando foi iniciado o contato com cada munícipe para realizar a checagem final entre a informação cadastrada no sistema e o momento de aplicação. O resultado comprovou apenas o atraso no cadastro”, acrescentou a pasta.

Suspeita
A suspeita da aplicação de vacinas fora do prazo de validade surgiu após publicação de uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca poderiam ter sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios.

O Ministério da Saúde afirmou que nenhuma dose vencida de vacina contra a Covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal e acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.

Segundo a prefeitura de São Paulo, a data de validade de todos os imunizantes passa por uma tripla checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação da vacina, inclusive, com a apresentação do frasco ao cidadão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco