Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PAGAMENTO EMERGENCIAL

Vale prorroga até agosto pagamento aos atingidos por barragem em Brumadinho

Publicado em: 01/06/2021 16:10

 (Área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho ainda com muita lama dois anos depois. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
Área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho ainda com muita lama dois anos depois. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A mineradora Vale prorrogou até o final de agosto, de forma não renovável, o pagamento emergencial aos atingidos pelo rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, na Grande BH, que matou 270 pessoas em janeiro de 2019. Dez continuam desaparecidas. 

A Vale explica que essa prorrogação por mais três meses, que passa a contar a partir desta terça-feira (1º), acontece após o prazo de transição de três meses definido para viabilizar o Programa de Transferência de Renda. Ele está previsto no acordo firmado entre a Vale, a Justiça mineira e o governo do estado em 4 de fevereiro. 

O programa será estruturado, implementado e gerenciado pelas instituições sem a participação da Vale, e é considerado a “solução definitiva” do pagamento emergencial. 

“A Vale é responsável pelo pagamento emergencial até o fim do período de transição, que poderá ser de até seis meses, com término em agosto de 2021. Finalizado este prazo, a Vale depositará, em juízo, o valor referente ao acordado para o Programa de Transferência de Renda, deduzidos os valores dos pagamentos emergenciais e seus custos operacionais a partir de junho de 2021. A partir de então, a utilização dos recursos e a operacionalização dos pagamentos pelo Programa de Transferência de Rendas ficarão a cargo das instituições de justiça”, detalha a mineradora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco