Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

INDENIZAÇÃO

Vale pagará antecipado R$ 10,8 mi a comunidades indígenas atingidas pela barragem de Brumadinho

Publicado em: 11/06/2021 13:33 | Atualizado em: 11/06/2021 13:48

 (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Foto: Mauro Pimentel/AFP
A Vale fez acordo com as comunidades indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe para reparar os danos causados pelo rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho em 2019. Em vez de pagamentos mensais a 223 indígenas até dezembro de 2024, a mineradora irá antecipar os pagamentos, com um repasse único de R$ 10,85 milhões.

Esse valor é o equivalente ao repasse de um salário mínimo mensal por adulto, meio salário mínimo mensal para cada adolescente e um quarto do salário mínimo para cada criança, além do valor de uma cesta básica e frete para as 60 famílias atingidas.

O acordo prevê ainda a manutenção, até dezembro de 2023, dos serviços de assistência primária à saúde realizados na aldeia Naô Xohã por equipe multidisciplinar.

A Vale ainda discute com os caciques e lideranças indígenas a realização de um diagnóstico de saúde e um estudo socioeconômico para definir o plano reparatório integral e definir as bases para indenização individual.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco