Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

INVESTIGAÇÃO

PCDF investiga caso de corpo de vítima de Covid-19 embalado indevidamente

Publicado em: 15/04/2021 16:17

 (Caso ocorreu na UTI do Hospital de Santa Maria. Foto: Material cedido ao Correio)
Caso ocorreu na UTI do Hospital de Santa Maria. Foto: Material cedido ao Correio
A Polícia Civil do Distrito Federal abriu um inquérito para apurar os responsáveis por trás do corpo de uma vítima de Covid-19 embalado em um saco preto no leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A situação foi registrada por meio de um vídeo gravado por uma funcionária da unidade de saúde em 6 de abril.

A informação foi divulgada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva na tarde desta quinta-feira (15). Segundo ele, a abertura do inquérito foi necessária para apurar o motivo do corpo ter sido tratado em desacordo com os protocolos e o por que as imagens divulgadas foram realizadas. 

Na época em que as imagens foram divulgadas, era possível ver o corpo preso com uma fita crepe preta, em uma maca, ao lado de outros pacientes internados com Covid-19. “No saco plástico, gente. Olha só”, dizia a funcionária.

Com base no protocolo do Ministério da Saúde (MS), a maneira correta de embalar o corpo de um paciente vítima da Covid-19 é com o invólucro específico para óbito, borrifado com hipoclorito de sódio. A má conduta pode contaminar quem vai manipular o corpo.

O HRSM é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco