PANDEMIA

Para educadora, notas baixas na redação podem ser resultado da EaD

Publicado em: 01/04/2021 20:58

 (Foto:  Arquivo / Agência Brasil)
Foto: Arquivo / Agência Brasil
Desde a divulgação dos resultados, as notas de redação têm sido uma polêmica entre inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Alguns entendem que houve erro na correção ou no sistema. No entanto, a doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Andrea Ramal considera que, diante do criterioso processo de correção, o baixo desempenho dos candidatos pode se explicar de outra forma.

De acordo com a autora do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares (Editora Método), a pandemia, a quarentena e o fechamento das escolas foram fatores que impactaram o baixo desempenho dos alunos. %u201COs estudantes enfrentaram inúmeras dificuldades com a falta de acesso aos conteúdos ministrados nas aulas on-line. Os alunos aprenderam menos do que poderiam e menos do que deveriam%u201D, observa.

Na edição de 2020, somente 28 textos gabaritaram a prova de redação, o que é cerca de 47% menor que a edição anterior, que registrou 53 notas máximas. A quantidade de notas zero chegou a 87.567, o que representa 3,22% do total. Ainda assim, a prova de redação registrou maior média, com 588,74 pontos.

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