Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DECISÃO

Bolsonaro veta proposta do Congresso de reinserção familiar antes de adoção

Publicado em: 20/04/2021 10:38

 (Foto: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
Foto: Maurenilson Freire/CB/D.A Press
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente proposta aprovada pelo Congresso Nacional que alterava o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para determinar que a adoção de uma criança ou um adolescente só seria concretizada depois de fracassadas as tentativas de reinserção familiar. O projeto (PL 8219/14) vetado é do Senado e foi aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2019.

Na mensagem de veto, publicada na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial da União, o presidente afirma que a proposta aumentaria, "potencialmente, o prazo para adoção, dado que as tentativas de reinserção familiar da criança ou do adolescente podem se tornar intermináveis, revitimizando o adotando a cada tentativa de retorno à família de origem, a qual pode comprometer as chances de serem adotados em definitivo".

Bolsonaro disse ainda que a medida poderia prejudicar a construção efetiva de vínculos entre a família adotante e a criança.

O veto será analisado agora pelos deputados e senadores, que podem derrubá-lo, retomando o texto aprovado pelo Congresso, ou mantê-lo, ratificando a decisão do presidente da República. A sessão de votação do veto ainda será marcada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco