Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

IMUNIZAÇÃO

Parlamentares cobram Bolsonaro por mais transparência no número de vacinados

Publicado em: 31/03/2021 12:14

 (Foto: ED ALVES / Divulgação)
Foto: ED ALVES / Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro promoveu, na manhã desta quarta-feira (31), a primeira reunião do comitê de crise composto por representantes dos Três Poderes para o acompanhamento das ações do governo federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19. No encontro, o mandatário foi cobrado pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que o Executivo crie uma plataforma que informe o número real de brasileiros vacinados contra o novo coronavírus.

Em pronunciamento à imprensa após a reunião, Lira contestou o ritmo da vacinação no Brasil e ponderou que o governo federal precisa, o quanto antes, apresentar um número oficial de quantas doses já foram aplicadas. Até o momento, o Ministério da Saúde não faz esse levantamento. Diariamente, a pasta só atualiza os números de novos casos e mortes pelo novo coronavírus, bem como o total de brasileiros  recuperados da enfermidade.

“Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses e só temos 18 milhões aplicadas? Não acredito, não acho que seja possível que governadores e prefeitos não estejam vacinando. Estamos com um deficit de quase 14 milhões de vacinas, isso impacta nas informações dadas aos brasileiros. Nossa solicitação é para que o Ministério da Saúde forme um grupo mais rígido de controle desses dados”, disse o presidente da Câmara.

Segundo Lira, a falta de uma estatística oficial do governo dificulta o planejamento de distribuição das doses entre as unidades da Federação. “Temos cobrado diariamente. Informação nesse período é tudo. É onde centramos todas as ações, para que elas sejam feitas sempre com a maior amplitude de positividade na cobertura vacinal de toda a população”, ponderou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco