Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DECISÃO

MPF arquiva processo contra outdoor que compara Bolsonaro a 'pequi roído'

Publicado em: 31/03/2021 21:02 | Atualizado em: 31/03/2021 22:17

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o processo sobre o outdoor que se referia a Jair Bolsonaro como um 'cabra safado' que 'não vale um pequi roído'. O inquérito também analisava outra placa afirmando: 'Aí mente! Vaza Bolsonaro, o Tocantins quer paz'. As publicações eram de autoria do sociólogo Tiago Costa e foram espalhadas por Palmas em agosto de 2020.

A acusação baseava-se no crime de injúria, caracterizado por ofensas com o objetivo de atingir a dignidade de alguém. Entretanto, o MPF estabeleceu não ser possível afirmar que as ações do investigado tinham essa finalidade.

De acordo com a decisão da procuradora Melina Castro, continuar com o processo 'configuraria verdadeira censura aos direitos e garantias relacionados à liberdade de expressão, pensamento e manifestação do investigado' em uma democracia. Para a procuradora, criticar a atuação de um homem público é um dever do cidadão e faz parte dos questionamentos que autoridades governamentais podem sofrer.

Milena Castro ainda destacou o contexto das publicações, marcado por 'uma acentuada polarização política e debate de ideias, em grande parte incentivada pelo próprio presidente da República, e em meio a uma pandemia que já matou centenas de milhares de pessoas no Brasil'.

Tiago disse estar feliz com o arquivamento do processo. 'O caso também simboliza todos os outros mais de 200 inquéritos abertos pelo governo brasileiro contra civis', contou o sociólogo.

Em nota à imprensa, os advogados comemoram o reconhecimento de que Tiago 'pode comparar o presidente Bolsonaro a um pequi roído, porque isso significa liberdade de expressão e crítica a um representante do povo'.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco