PARANÁ

Médico do Paraná é espancado após defender lockdown

Publicado em: 01/03/2021 21:08

 (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram
O infectologista José Eduardo Mainart Panini divulgou, nesta segunda-feira (1º/3), ter sido vítima de agressão por defender o lockdown do estado do Paraná. Por uma rede social, o médico contou ter levado chutes e socos após defender a medida de isolamento.

Segundo relato de José Panini, a agressão ocorreu na última sexta-feira (26), após ele alertar sobre os riscos da Covid-19 se não houver isolamento. Dois conhecidos o teriam agredido. Um o segurou e o outro deu os golpes.

"Ao alertar os riscos a pessoas conhecidas, a resposta que me foi dada foram chutes e socos, enquanto um me segurava o outro me agredia. Enfim, pessoas assim que ajudaram a situação chegar onde está", escreveu o médico em sua conta do Instagram. Junto ao texto, o especialista publicou uma foto em que é possível ver os ferimentos.
Também na postagem, José Panini reforçou a necessidade de isolamento para controle do novo coronavírus. "Baseado nos números não há mais nada a fazer, senão as coisas só piorarão", disse. O infectologista, que atua no sistema público de saúde de Toledo (PR), ainda afirmou que não vai desanimar e desejou força aos trabalhadores da saúde.

Repúdio ao ato

Em nota, a prefeitura de Toledo repudiou as ações contra o médico, que é servidor público do município. "Entendemos que toda a agressão é injustificável e inaceitável", diz trecho do texto. O comunicado também aponta que a agressão ocorreu fora do ambiente e horário de trabalho do médico. Mas que o município se coloca à disposição do infectologista "para todo o suporte que for necessário".

O Centro Acadêmico de Medicina de Toledo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também publicou uma nota de repúdio às agressões. "Estamos extremamente indignados com a situação, visto que o trabalho do Dr. José Eduardo e dos demais médicos é de orientar a melhor forma para enfrentarmos a pandemia, baseados em evidências científicas e boletins epidemiológicos". O grupo também disse que o infectologista é um exemplo aos alunos da UFPR.


Covid-19 no Paraná

O estado do Paraná decretou lockdown e toque de recolher na última sexta-feira (26), como medida de controle ao avanço do coronavírus no estado. Em boletim divulgado pelo governo nesta segunda-feira (1º/3), 3.196 novos casos e 17 óbitos por Covid-19 foram identificados apenas nesta segunda. Desde o início da pandemia, foram 645.621 casos e 11.598 mortes pela doença. O município de Toledo está em bandeira vermelha, que indica atenção por alto risco de contágio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL