Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

MEDICAMENTOS

Ministério da Saúde abre edital para comprar mais cloroquina

Publicado em: 19/02/2021 17:46

Eduardo Pazuello (foto) é o ministro da Saúde desde maio do ano passado (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Eduardo Pazuello (foto) é o ministro da Saúde desde maio do ano passado (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Ministério da Saúde abriu chamamento público para a compra de diversas medicamentos. O edital contempla, inclusive, a hidroxicloroquina, aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. O remédio, contudo, não tem eficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19.

O edital não faz menção direta à Covid-19. Diversos remédios estão inclusos no chamamento, como o bisoprolol, utilizado por hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca, e o anticonvulsivo rufinamida. A saúde federal também deseja adquirir, segundo o documento, “loção para a limpeza de pele” e “creme hidratante”.

A informação, publicada pela revista "Veja", foi confirmada pelo Estado de Minas, que acessou o edital por meio do Diário Oficial da União (DOU). 

Apesar das tentativas do governo federal de emplacar a cloroquina como alternativa no combate ao coronavírus, a substância é indicada para tratar enfermidades como lúpus e malária.

 Em janeiro, a "BBC Brasil" mostrou que a União havia gasto R$ 90 milhões com a aquisição de compostos ineficazes para conter a Covid-19. Além da cloroquina, itens como a azitromicina e o tamiflu compõem a lista.

No fim do ano passado, o site "Metrópoles" publicou levantamento indicando que os comprimidos de cloroquina encalhados em estados e municípios poderiam abastecer algumas cidades por até 100 anos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco