HOMENAGEM

Carolina Maria de Jesus é doutora honoris causa pela UFRJ

Publicado em: 25/02/2021 20:28

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) aprovou o título póstumo de doutora honoris causa a Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora de Quarto de despejo.

Negra, catadora de papel e moradora de favela na capital paulista, a escritora foi homenageada por sua luta e coragem. A decisão foi aprovada por unanimidade e aclamação entre os conselheiros da universidade.

Maria Carolina de Jesus se mudou de Minas Gerais para São Paulo aos 30 anos. Filha de analfabetos e natural de Sacramento (MG), ela aproveitava os papéis que catava para escrever e, assim, produziu seu primeiro e mais famoso livro, Quarto de despejo.

A vida e a obra da escritora foram temas de 58 teses e dissertações nos últimos seis anos, segundo informações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A honraria Honoris Causa, que significa %u201Cpor causa de honra%u201D, é concedida independentemente da instrução educacional a quem se destacou por suas virtudes, méritos ou atitudes.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL