ENEM

Entidades estudantis: 2° dia do Enem será tão desastroso quanto o 1º?

Publicado em: 22/01/2021 21:32

 (Foto: Renata Rusky)
Foto: Renata Rusky
A poucos dias do segundo dia de provas impressas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entidades estudantis veem com preocupação a falta de esclarecimentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o que será feito para o que segundo dia não seja tão "desastroso" quanto o primeiro.

Mesmo após uma série de denúncias de irregularidades e contestações na Justiça, o segundo dia de provas está mantido para este domingo (24). Devido à falta de clareza quanto as medidas para evitar aglomerações e registro de descumprimento do protocolo, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, se diz preocupado.

"Nós não vimos muitas mudanças de postura do Ministério da Educação (MEC) em relação à prova e a informar como as coisas aconteceriam. Então, nossa expectativa é que tenhamos mais um dia de muitos problemas e preocupações”, ressalta.

Iago também reclama da falta de comunicação da pasta diretamente com os estudantes para esclarecer os questionamentos e diz que há pouca esperança do cumprimento das medidas prometidas. Ele alerta para a falta de atenção ao distanciamento social, salas lotadas e ausência de equipamentos de medição de temperatura.

O presidente da entidade entende que, neste momento, a garantia da reaplicação para os estudantes prejudicados deve ser o foco. “Adiamento não tem mais condições porque já teve a primeira prova. Nossa luta é para que todos os estudantes que não puderam fazer essa primeira prova possam participar da reaplicação”, afirma.

Na tarde desta sexta-feira (22), o Inep informou que candidatos barrados no primeiro dia de provas da versão impressa do Enem devido à superlotação de salas poderão pedir a reaplicação por meio da Página do Participante, entre segunda-feira (25) e a próxima sexta-feira (29).
TAGS: ubes | une | inep | enem |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL