Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

Imunização

Enfermeira de 54 anos é a primeira brasileira a receber dose da Coronavac

Publicado em: 17/01/2021 15:50

 (Foto: Twitter/Reprodução)
Foto: Twitter/Reprodução
A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou a primeira brasileira a receber neste domingo (17), uma dose da vacina Coronavac. Mônica trabalha há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje o uso emergencial da vacina CoronaVac e da vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca. É a primeira vez que a Anvisa concede a autorização para o uso emergencial de imunizantes.

A aprovação em caráter emergencial das vacinas foi garantida por unanimidade. Os cinco diretores que compõe a Diretoria Colegiada da agência votaram a favor do uso emergencial. A decisão do uso emergencial passa a valer assim que houve comunicação oficial com o laboratório. Não há necessidade de publicação no Diário Oficial da União. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, convocou uma coletiva de imprensa ao final da reunião da Anvisa para anunciar detalhes sobre o plano de imunização, cujo início ainda não foi definido.

A aprovação ocorre em meio a um ressurgimento da doença, com saldos diários de mais de 1.000 mortes no país e uma situação dramática em Manaus, capital do Amazonas, com relatos de mortes de pessoas por falta de oxigênio em hospitais lotados. Também tem como plano de fundo um cabo-de-guerra entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, que disputam a liderança no início da campanha de vacinação neste país de 212 milhões de habitantes.
 
*Com informações da AFP 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco