PROJETOS

Brasil é destaque em programa da GSK de fomento à pesquisa científica

Publicado em: 04/12/2020 19:45

 (Foto: Jean-François Monier/AFP)
Foto: Jean-François Monier/AFP
O Brasil é destaque no projeto Trust in Science, da GSK (companhia farmacêutica multinacional britânica), que visa financiar pesquisas científicas em países em desenvolvimento da América Latina. O país possuí 14 projetos financiados até o momento. 

O programa tem feito parcerias ao longo dos anos com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP).

Com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Trust in Science firmou parceria para co-financiar um projeto no estado no qual mais de US$ 8 milhões foram investidos. Neste plano de co-financiamento firmado entre a GSK e a Fapesp, foi criado um Centro de Descoberta de Novos Targets (CENTD, sigla em inglês), em colaboração com pesquisadores do Instituto Butantan em 2015. O principal objetivo é identificar alvos moleculares para doenças inflamatórias, por meio de venenos e secreções de animais como ferramentas de estudo, visando encontrar oportunidades de alvos terapêuticos para doenças críticas.

No CENTD, além da pesquisa de novos alvos moleculares, o foco também é identificar vias de sinalização para o avanço da pesquisa básica e desenvolvimento potencial de medicamentos capazes de atender às necessidades médicas atualmente não atendidas, como as doenças inflamatórias (como osteoartrite, artrite reumatoide), câncer e doenças neurodegenerativas.

De acordo com o diretor global do Trust in Science, Isro Gloger, o projeto visa aprofundar o conhecimento de doenças críticas e identificar novos alvos terapêuticos para doenças não atendidas que correspondem às áreas de foco da GSK. O investimento total da empresa no programa na América Latina, entre 2010 e 2020, é de cerca de US$ 15 milhões, e pelo menos 50% foram direcionados ao Brasil.

Resultados
Os projetos já têm resultados relevantes: são mais de 75 artigos publicados em periódicos conceituados, como International Journal of Obesity, Nature Scientific Reports, Oncogene, entre outros.

“Nossas parcerias visam fornecer os mais altos padrões de pesquisa. As transferências de conhecimento e experiências que nossos parceiros ganham com as colaborações beneficiam outras áreas de suas pesquisas, o que pode trazer benefícios adicionais no longo prazo para os pacientes”, acrescenta Isro Gloger.

Além de gerar conhecimento e descobertas, a iniciativa do Trust in Science oferece o desenvolvimento de jovens pesquisadores na carreira científica, o que contribui para a formação de uma geração de doutores e pós-doutores de alta capacidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL