Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

UNANIMIDADE

STF decide que especial de Natal do Porta dos Fundos deve permanecer no ar

Publicado em: 03/11/2020 17:57

 (Foto: Reprodução/Netflix)
Foto: Reprodução/Netflix
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (3), que o "Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo", do Porta dos Fundos e da Netflix, deve permanecer no ar. A decisão contraria o parecer anterior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que determinou a retirada do filme da platarforma de streaming, atendendo a uma ação movida pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.

Os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski consideraram procedente a reclamação da Netflix e concluíram que não deve haver censura. O colegiado ressaltou ainda que o Estado brasileiro é laico, mas tem a liberdade religiosa garantida, reconhecendo a importância de suas religiões e da grande influência cristã no país. Porém, o Supremo concluiu que os grupos religiosos que não gostarem do Especial de Natal podem apenas não vê-lo.

Relator do processo, o ministro Gilmar Mendes afirmou: "Ao analisar os presentes autos, concluo que a obra não incita violência contra grupos religiosos, mas constitui mera crítica, realizada por meio de sátira, a elementos caros ao cristianismo. Por mais questionável que possa vir a ser a qualidade desta produção artística, não identifico em seu conteúdo fundamento que justifique qualquer tipo de ingerência estatal".

O advogado de defesa da Netflix e do Porta dos Fundos, Gustavo Binenbojm, argumentou que o filme "trata-se de uma peça de humor ficcional que procura levar reflexão sobre a condição da homossexualidade diante das grandes religiões da humanidade", disse ao relator, Gilmar Mendes. "Se alguma verdade foi revelada, foi o sentimento discriminatório e homofóbico de quem considera que comparar Cristo a um homossexual é uma comparação com uma condição inferior", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco