Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Mourão lamenta assassinato de negro em supermercado, mas diz que 'no Brasil não existe racismo'

Publicado em: 20/11/2020 15:12

 (Foto: Alan Santos/PR)
Foto: Alan Santos/PR
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, definiu a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, com "lamentável" e afirmou ainda que o caso foi resultado de "segurança totalmente despreparada". João Alberto, que é negro, foi assassinado, na noite dessa quinta-feira (19), após ser espancado por dois seguranças brancos numa unidade da rede de supermercados Carrefour, em Porto Alegre (RS). 

"Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer [...] Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui", afirmou Mourão a jornalistas.

A declaração de Mourão acontece justamente no Dia da Consciência Negra, celebrada nesta sexta-feira (20). A data é um evento para refletir acerca do racismo existente no Brasil e da luta da população negra por igualdade social, estimulando o debate e fortalecendo a causa.

Questionado mais uma vez pela imprensa, Mourão reforçou que  não acredita na existência de preconceito racial no país. "Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui", repetiu.

Em seguida, o vice-presidente foi perguntado, mais uma vez, se o assassinato de João Alberto Freitas não teria algum componente racial. Ele insistiu que não existe racismo no Brasil. "Eu digo para vocês o seguinte, porque eu morei nos EUA: racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, e na escola em que eu morei lá, o 'pessoal de cor' andava separado, [o] que eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco