Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

APAGÃO

Macapá decreta estado de calamidade pública após mais de 48 horas sem luz

Publicado em: 06/11/2020 08:31 | Atualizado em: 06/11/2020 09:10

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Um incêndio em uma subestação de energia na capital do Amapá, Macapá, na noite de terça-feira (3), provocou um apagão em 14 dos 16 municípios do estado há mais de 48 horas. Em virtude da situação, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou no final da tarde da quinta-feira (5) estado de calamidade pública na capital por 30 dias. 

Ainda que sob restrições de atividades devido à pandemia da Covid-19, após a alarmante situação do estado foi assinado um documento que autoriza o funcionamento 24 horas de postos de combustíveis. Dentro do decreto, os locais estavam autorizados a funcionar de 6h até 22h.

Também foi anunciada a disponibilização de seis caminhões pipas: dois para abastecimento de hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e quatro para bairros da capital, ainda não especificados. A água ofertada não é potável, por isso deve ser usada apenas nos afazeres domésticos e higiene pessoal.

Além disso, foi reforçada a segurança das ruas, UBSs e escolas com apoio da Guarda Civil Municipal e sistema de abastecimento de ambulâncias e viaturas. Na última quinta-feira, o gabinete de crise formado pelo governo federal divulgou mais três planos de retomada da energia de forma total em até 15 dias, e de forma parcial, cerca de 70% do estado, até a tarde da sexta-feira (6).

Investigações

Através de coletiva, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou na noite da última quinta-feira que foi aberta investigação para apurar as causas e consequências do incêndio que originou o apagão que deixa 14 dos 16 municípios do Amapá sem energia elétrica desde a noite de terça-feira (3).

A investigação será iniciada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) com prazo inicial de 30 dias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco