Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

VACINA NO STF

Lewandowski dá 48h para Anvisa explicar suspensão de testes da CoronaVac

Publicado em: 10/11/2020 19:50

 (Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STF)
Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de 48 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preste informações sobre o andamento dos testes e aprovação da vacina CoronaVac, que está sendo realizado em parceria com a empresa chinesa Astrazeneca e o Instituto Butantan.

O magistrado atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade. Os testes com a vacina foram suspensos após a morte de um voluntário. A Anvisa falou em "evento adverso grave" para suspender o estágio clínico da pesquisa. No entanto, boletim registrado na Polícia Civil de São Paulo aponta que o voluntário tirou a própria vida, o que não está relacionado com a vacina.

Direito à saúde

Lewandowski citou o artigo 196 da Constituição, que garante a todos o direito à saúde e determina que garantir serviços na área é dever do Estado. A determinação vale para outros protótipos que estão sendo testados contra a pandemia. "Determino à Anvisa, com fundamento no art. 6°, § 1°, da Lei 9.882/1999, que, no prazo de 48 (quarenta oito) horas, observado o âmbito de sua autonomia técnica, preste informações complementares àquelas já ofertadas pela Presidência da República e pela Advocacia-Geral da União, acerca dos critérios utilizados para proceder aos estudos e experimentos concernentes à vacina acima referida, bem como sobre o estágio de aprovação desta e demais vacinas contra a covid-19".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Argentina chora perda de Maradona
Jogadores se despedem de Maradona
Rhaldney Santos entrevista Dra Amanda López, neurocirurgiã pediátrica
Rhaldney Santos entrevista João Campos (PSB), candidato à Prefeitura do Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco