Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

INVESTIGAÇÃO

Juiz federal do Amapá afasta diretorias da Aneel e do ONS após apagão no Amapá

Publicado em: 19/11/2020 16:48

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Por determinação da Justiça Federal, nesta quinta-feira (19), a atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram afastados das atividades por 30 dias. A medida também se estende aos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) e visa evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão que atinge o Amapá há 17 dias. Apesar da decisão, o afastamento acontecerá quando os diretores forem notificados formalmente. 

A crise de energia já dura mais de 15 dias no estado, que sofreu dois blackouts totais. O primeiro, no dia 3, levou quatro dias para iniciar a retomada do fornecimento. O segundo, na última terça-feira (17), foi ajustado em cerca de 5 horas. Desde então, a população não dorme direito e precisa conviver com um rodízio de energia, enquanto perde eletrodomésticos e vê alimentos estragarem. 

O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados (como aqueles que têm garantido o abastecimento em Oiapoque, no extremo Norte, e Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no extremo Sul do estado). O operador é fiscalizado pela Aneel, que foi criada para regular o setor elétrico brasileiro.

Há investigações abertas em órgãos federais (incluindo no ONS e na Aneel) e estaduais para explicar as causas. Enquanto convive com um rodízio de energia, a população usa luz do sol, não dorme direito e perde eletrodomésticos.

A liminar, assinada pelo juiz João Bosco Costa, da 2ª Vara da Justiça Federal do Amapá, foi tomada a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco