CASO JOÃO ALBERTO

'Dia mais triste da história do Carrefour', diz supermercado em comunicado

Publicado em: 20/11/2020 22:52 | Atualizado em: 20/11/2020 23:06

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
A rede Carrefour fez um comunicado em rede nacional, na noite desta sexta-feira (20), após a repercussão de um vídeo que mostra um homem negro sendo agredido por um segurança em uma loja de Porto Alegre até a morte. O cliente João Alberto Silveira Freitas morreu nesta quinta-feira à noite, mas o vídeo que mostra o momento começou a circular nesta manhã, mesmo dia que se celebra o Dia da Consciência Negra. "Este dia que deveria ser marcado pela conscientização da inclusão de negros e negras na sociedade, está sendo o mais triste da história do Carrefour. Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade", anunciou a rede no comunicado.

O Carrefour ainda anunciou que tudo que foi vendido pela rede nesta sexta-feira será convertido em doações para entidades ligadas à luta pela consciência negra. Além disso, a rede garantiu que dará suporte à família da vítima que foi brutalmente assassinada. "Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam", diz o comunicado.


Mais cedo, a rede tinha anunciado, em nota, que tomaria as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos no ato. 

Nesta sexta-feira, vários lojas do Carrefour pelo país foram palcos de protestos contra a morte de João Alberto. Em São Paulo, uma loja chegou a ser apedrejada. Em Brasília, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, unidades tiveram que fechar as portas para conter os manifestantes. 

Entenda 
João Alberto fazia compras no supermercado com a esposa quando gesticulou para uma fiscal de caixa. Ela, então, chamou a segurança, que o levou para o estacionamento, onde começaram as agressões.

As análises iniciais do Instituto Geral de Perícias do RS (IGP-RS) apontam asfixia como a provável causa da morte. Um laudo completo deve sair nos próximos dias. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL