Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

RESPOSTA

Anvisa não é parceira de ninguém, diz diretor sobre suspensão da CoronaVac

Publicado em: 10/11/2020 15:10

 (Foto:  Leopoldo Silva/Agência Senado)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (10), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, declarou que "não é parceiro de ninguém", ao responder questionamento sobre a suspensão dos testes da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo labortório chinês em parceria com o Instituto Butantan, no Brasil. 

"A Anvisa não é parceira de ninguém. A imagem que coloco é a imagem do árbitro, do juiz. É aquele que pesa o que foi feito certo e emite juízo de valor. Nenhuma colocação no sentido de que estávamos juntos. Não estamos. Tomaremos decisões no dia que tiverem de ser tomadas", afirmou Barras.

Os ensaios foram suspensos após um "efeito adverso grave" envolvendo um dos voluntários do estudo. O governo paulista, responsável pela administração do Butantan, emitiu nota lamentando "ter sido informado pela imprensa e não diretamente pela Anvisa, como normalmente ocorre em procedimentos clínicos desta natureza".

Barras rebateu a nota. "Ontem a Anvisa oficiou ao Instituto Butantan, temos horário que será mostrado. Depois que notificamos o desenvolvedor, uma nota foi colocada no nosso portal. E a imprensa tomou conhecimento. Não é razoável dizer que se tomou conhecimento pela imprensa. Se assim o foi, deixou-se de verificar documentação oficial enviada", disse o diretor

Durante a apresentação de motivos à imprensa, na tarde de hoje, a Anvisa informou que enviou uma "comunicação eletrônica" ao Butantan às 20h47 de ontem. 

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem que "ganhou" do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco