PROTOCOLO

Anvisa confirma recebimento de estudos sobre vacina da Pfizer

Publicado em: 26/11/2020 15:54

 (Foto: JOEL SAGET / AFP)
Foto: JOEL SAGET / AFP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nessa quarta-feira (25), que iniciou o processo de submissão contínua da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech. O imunizante ainda não tem acordo de compra no Brasil. Agora, a agência tem até 20 dias, contados a partir da data do protocolo, para analisar esses dados.

Dados referentes aos estudos não-clínicos e clínicos de fase 1 e 2 da vacina foram anexados ao processo nesta quinta-feira (26). A submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina, mas sim uma forma de acelerar a análise dos dados por parte da Anvisa. Neste procedimento, os resultados dos testes, ao invés de serem apresentados somente ao final da pesquisa, vão sendo entregues à medida que ficam prontos, ao final de cada fase.

Os estudos da vacina da Pfizer foram realizados com 43.538 pessoas — 2 mil delas no Brasil — teve eficácia de 95%. Isso significa que 9,5 em cada 10 voluntários imunizados foram ficaram protegidos contra o Sars-CoV-2 com duas doses da vacina. A farmacêutica reiterou que espera produzir até 50 milhões de doses de vacinas este ano, o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas, e então produzir até 1,3 bilhão de doses em 2021.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL