Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

QUEIMADAS

Recorde histórico: Pantanal teve 14% do bioma devastado apenas em setembro

Publicado em: 07/10/2020 15:57

 (Foto: Rogério Florentino/AFP)
Foto: Rogério Florentino/AFP
As queimadas no Pantanal já provocaram uma devastação de 14% na área do bioma apenas em setembro deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esse número é um recorde histórico, sendo considerada o maior desde 2002, quando o governo federal iniciou as medições. O desmatamento deste período supera ainda toda a área desmatada durante todo o ano passado. 

Equivalente à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas, a área atingida no ano chega a quase 33 mil km². Esse número é mais do que o dobro do registrado, no ano passado, quando a a devastação causada pelo fogo chegou a 12.948 km². Desde o início do ano, o desmatamento já supera todo o ano de 2019, que teve 20.835 km² atingidos.

Segundo análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é parceira do Inpe no monitoramento da área queimada, 26% de todo o bioma já foi consumido pelo fogo de janeiro a setembro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco