Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

RACISMO

Candidata negra foi rejeitada em cota de concurso 'por ser "bonita', diz TJ

Publicado em: 02/10/2020 14:47

 (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal
Em decisão que pede a readmissão de uma candidata negra em processo seletivo de concurso público, um desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal afirmou que a economista Rebeca da Silva Mello, 28, foi eliminada do sistema de cotas "por ser bonita". Segundo o magistrado, Teófilo Caetano, a jovem não possui características físicas associadas ao fenótipo negro, como "cabelo crespo, nariz e lábios extremamente acentuados e cor da pele negra evidenciada".

Rebeca foi excluída de um concurso do Ministério Público no ano de 2018. Responsável por organizar a seleção, o Cebraspe, justificou que, para ingressar pelo sistema de cotas, a pessoa deve ser considerada parda e possuir também "características fenotípicas de pessoas negras". O argumento foi apresentado à Justiça após a economista abrir processo contra a entidade.

Na avaliação do desembargador que determinou a readmissão de Rebeca, o Cebraspe adotou em relação a Rebeca um critério "subjetivo" e no sentido inverso do sistema cotas, "destinado a eliminar e reparar desigualdades históricas". Ainda de acordo com a decisão judicia, e economista comprovou ser descendente de quilombolas.

Agora, depois de ganhar a causa na Justiça na segunda instância, Rebeca espera ser nomeada após a pandemia do novo coronavírus. O cargo em questão é o de técnico administrativo do MPU (Ministério Público da União), cujo salário inicial é de cerca de R$ 7.000 por mês.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco