Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DEMANDAS

Ação itinerante roda o Brasil para debater Segurança entre União e UFs

Publicado em: 06/10/2020 12:04

 (Foto: Vinicius Cardoso /CB/D.A. Press)
Foto: Vinicius Cardoso /CB/D.A. Press
Com o objetivo de ampliar a interlocução entre as esferas federais e estaduais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) começa, nesta terça-feira (6) a percorrer as cinco regiões do país. A ação intitulada "Senasp Itinerante" tem ponto de partida no Centro-Oeste e, em Goiânia, lideranças das duas instâncias se reúnem para debater demandas, projetos e encontrar soluções.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim, apresenta, na ocasião, o portfólio do órgão. "O Senasp Itinerante é uma ação de gestão. Ao receber a orientação do ministro André Mendonça (Justiça) em aumentar o diálogo com os estados e o Distrito Federal, a equipe da Senasp irá às cinco regiões brasileiras apresentar a estrutura de gestão da secretaria e buscar demandas desses atores de Segurança Pública e defesa Social, com o objetivo de incluir em nosso planejamento", detalha Paim.

Participam do primeiro encontro, que vai até quinta-feira (8/10), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, além dos comandantes-gerais das Polícias Militares, comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros militares, chefes de Polícia Civil e dirigentes de polícia científica do DF. Os secretários de estado de Segurança pública e representantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também integram os trabalhos.

Serão debatidos o fortalecimento das instituições, políticas de prevenção à violência, valorização dos profissionais da segurança pública e apresentação de sugestões para melhoria das condições de trabalho. Durante o encontro, também ocorre o lançamento do aplicativo Sinesp Agente de Campo. "Trata-se de uma entrega na área da tecnologia das informações. É uma ferramenta vinculada ao Sinasp e elaborada aos profissionais de segurança pública e defesa Social, aqueles que trabalham na ponta, executando a suas atribuições no dia a dia para nossa sociedade", explica Paim.

A plataforma digital e gratuita permitirá o acesso policial a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações. O aplicativo é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam as ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco