DECISÃO

TCU volta atrás e autoriza PF a contratar imagens de satélites

Publicado em: 21/09/2020 22:01

 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU), revogou nesta segunda-feira (21) cautelar imposta na última sexta (18) suspendendo o contrato da Polícia Federal com a empresa Planet por imagens de satélite.

O serviço custou R$ 49 milhões aos cofres públicos, como mostrou a reportagem no fim de agosto.
Em seu despacho, a ministra alega que a PF apresentou novas informações nesta segunda, o que permitiu a revisão de sua decisão.

A PF alegou que a suspensão do contrato iria prejudicar as operações da corporação na punição dos responsáveis pelas queimadas, principalmente no Pantanal, e que as imagens serviam no combate a outros ilícitos.

Em parecer técnico, a PF acusou o Inpe a querer manter o monopólio de informações sobre o desmatamento e comparou a reação da entidade a taxistas furiosos com a chegada da Uber.

Na decisão anterior, Ana Arraes havia seguido a área técnica do TCU, que entendeu haver à disposição do órgão imagens do Inpe. A PF, no entanto, argumentou que as imagens do Inpe não atendem com a mesma agilidade e definição necessárias para operações policiais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL