Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

IMUNIZAÇÃO

'Não pode injetar qualquer coisa nas pessoas', diz Bolsonaro sobre vacina da Covid-19

Publicado em: 08/09/2020 17:50

Presidente voltou a dizer que ninguém pode ser obrigado a tomar vacina (Foto: Ed Alves/Correio Braziliense/DA Press)
Presidente voltou a dizer que ninguém pode ser obrigado a tomar vacina (Foto: Ed Alves/Correio Braziliense/DA Press)
O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar, nesta terça-feira (8), que não se pode obrigar as pessoas a tomarem a vacina contra a Covid-19, quando esta estiver disponível. A declaração contraria uma lei sancionada por ele, em fevereiro deste ano, que prevê a imunização compulsória como medida de enfrentamento à pandemia, que já deixou quase 130 mil mortos e mais de 400 milhões de infectados no Brasil. 

A fala do presidente da República também vai de encontro ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que também torna "obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias".

"Mesmo tendo comprovação científica lá fora, (a vacina) tem umas etapas a serem cumpridas aqui", afirmou Bolsonaro referindo ao processo de liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

"A gente não pode injetar qualquer coisa nas pessoas e muito menos obrigar. Eu falei outro dia 'ninguém vai ser obrigado a tomar vacina' e todo mundo caiu na minha cabeça", completou o presidente, que participava de um encontro com um grupo de médicos entusiastas da hidroxicloroquina, substância sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. 

Na semana passada, o presidente já havia delcarado que "ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina", em resposta a uma apoiadora que pediu a não liberação da imunização no Brasil. A fala de Bolsonaro também foi replicadada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) através de campanha publicada nas redes sociais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Detran-PE realiza ações na Semana Nacional do Trânsito
De 1 a 5: Cuidados na saúde ocular das crianças
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #159 - Lesmas, Minhocas e Planárias
Rhaldney Santos entrevista a ginecologista Altina Castelo Branco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco