Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

CLIMA/TEMPO

Calorão: setembro de 2019 registrou temperaturas mais altas em relação a 2020

Publicado em: 30/09/2020 19:34

 (Foto:  Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Setembro de 2020 foi, sem dúvidas, um mês de muito calor no Distrito Federal. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dias quentes deste ano não superaram as temperaturas do mesmo período em 2019. Em 21 de setembro do último ano, os termômetros atingiram a máxima de 36.2 ºC, ocupando a 7ª posição no de ranking dos dias mais quentes registrados na capital.

Em 2002, o DF registrou o dia mais quente do ano na última terça-feira (29/9). No Gama, a temperatura chegou a 35.6°C durante a tarde, ultrapassando os 35.5ºC registrados em 19 de setembro.

Em setembro de 2019, ainda, houveram mais dois dias com máximas mais elevadas quando comparadas à 2020. A temperatura alcançou a marca de 35.9 ºC no dia 20, o mesmo registrado no dia seguinte, no Paranoá.

Previsão

O início de outubro manterá as altas temperaturas de setembro. Nesta quinta-feira (1º/10), o céu ficará claro com uma névoa seca, a máxima pode chegar a 34 ºC e a mínima a 19 ºC. A umidade relativa do ar varia entre 62% a 20%. O alerta laranja segue em vigor até sexta-feira (2/10). O aviso adverte sobre o risco de incêndios florestais e à saúde, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Essas características são consequências de uma massa de ar seco e quente que paira sobre a região Centro-Oeste. Para se proteger dos impactos do tempo seco, a Defesa Civil do DF orienta a constante ingestão de água, evitar a exposição solar nas horas mais quentes do dia, usar hidratante corporal e umidificar o ambiente. Além disso, as atividades físicas não são recomendadas nos períodos de sol forte.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco