° / °

Brasil
TESTES

Anvisa autoriza inclusão de mais 5 mil voluntários em estudo da vacina de Oxford

Publicado: 15/09/2020 às 17:13

Agora, os testes no país contam 10 mil participantes/Foto: Nelson Almeida/AFP

Agora, os testes no país contam 10 mil participantes/Foto: Nelson Almeida/AFP

Após pedido da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a inclusão de mais 5 mil voluntários brasileiros nos estudos da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Agora, os testes no país contam 10 mil participantes. 

Sendo atualmente testada em voluntários recrutados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), a vacina agora terá ensaios clínicos em Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS). Nesses municípios, as pequisas serão conduzidas pelo Centro de Pesquisas Clínicas de Natal (CPCLIN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), respectivamente.

Nesta fase, pessoas com mais de 60 também poderão ser recrutados para o estudo, mas segue valendo a regra de priorizar a inclusão de profissionais de saúde e outros trabalhadores em funções com alto risco de exposição ao coronavírus. 

De acordo com a Unifesp, não haverá uma divisão exata do número de voluntários em cada local. "Será livre recrutamento, até alcançar o número de cinco mil selecionados", disse a instituição, em nota.
Mais de Brasil