PERDA

Idealizador do app Monitora Covid-19 morre aos 47 anos, vítima da doença

Publicado em: 13/08/2020 18:47

Ferramenta desenvolvida por Fábio Tadeu Alcântara Guimarães ajudou a salvar cerca de 100 mil vidas (Foto: Novetech/Arquivo)
Ferramenta desenvolvida por Fábio Tadeu Alcântara Guimarães ajudou a salvar cerca de 100 mil vidas (Foto: Novetech/Arquivo)
O pesquisador Fábio Tadeu Alcântara Guimarães, responsável por idealizar o aplicativo Monitora Covid-19, disponibilizado pelo Consórcio Nordeste, faleceu em decorrência do novo corona vírus no último sábado (8). A morte de Fábio, aos 47 anos, vítima da doença que vinha trabalhando para combater, gerou comoção nas redes sociais. Ele estava internado num hospital particular de João Pessoa, sua cidade natal e capital do estado da Paraíba. 

Fábio era diretor de tecnologia da empresa Novetech e colaborador do Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região, incluindo Pernambuco. O aplicativo desenvolvido por ele, Monitora Covid-19, ajudou a controlar o avanço do novo coronavírus e salvar vidas não só no Nordeste, mas nos demais estados brasileiros. 

Cerca de 100 mil pessoas do país receberam assistência e orientações de como se prevenir durante o período de pandemia, através do aplicativo Monitora Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, lamentou a morte do pesquisador. "Foi uma ironia do destino. Ele era um cidadão que colaborou diretamente e efetivamente para monitorar a evolução da covid e teve um papel essencial nas ações que foram empreendidas".

A morte de Fábio também foi lamentada pelo médico e cientista Miguel Nicolelis, coordenador do Consórcio Nordeste. Segundo ele, desde o início da pandemia, o pesquisador esteve na linha de frente de combate à pandemia. "Um herói do combate ao coronavírus no Brasil nos deixou. RIP Fábio Guimarães. Estamos todos abalados com a perda de um grande amigo e colaborador inestimável. Um abraço fraterno a todos os seus familiares", escreveu no Twitter. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL