Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

CORONAVÍRUS

Cacique Raoni é internado após testar positivo para a Covid-19, mas passa bem

Publicado em: 31/08/2020 11:06 | Atualizado em: 31/08/2020 11:42

 (Foto: Carl de Souza/AFP
)
Foto: Carl de Souza/AFP

O cacique Raoni, uma das maiores lideranças na defesa dos povos indígenas no país, foi diagnosticado com a Covid-19. As informações são do instituto que leva o seu nome. Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (31), a entidade afirmou que ele está internado com sintomas de pneumonia em um hospital de Sinop, a 503 km de Cuiabá, porém encontra-se em um quadro estável.


"Após um mês de alta, Raoni foi novamente internado com sintomas de pneumonia. Exames realizados e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio. Raoni teve Covid-19 e os exames mostram presença de anticorpos e (que ele está) fora de perigo", afirmou o instituto.

Ver essa foto no Instagram

Informamos que pouco depois de um mês de alta hospitalar, o Cacique Raoni foi novamente internado. O motivo foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram COVID-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio. A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o Cacique teve COVID-19 e que exames mostram presença de anticorpos. A pedido da família, somente fomos autorizados a divulgar estas informações depois de termos comprovação de que o Cacique Raoni se encontra fora de perigo. Caso seu quadro permaneça estável, o Cacique Raoni terá alta em breve. Sua idade inspira cuidados e o Cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado. COVID-19 vem se alastrando na TI Capoto/Jarina, colocando em risco a vida de centenas de indígenas. Protejam-se! Proteja-nos! We would like to inform that Chief Raoni has been hospitalised again. This time he presented high levels of leucocytes and signs of pneumonia. Tomography of the lungs and specific tests proved Chief Raoni had COVID-19. He is well and stable. Presenting no fever and with no need to for oxygen. The medical staff at the Dois Pinheiros Hospital confirmed that Chief Raoni has antibodies for COVID-19. Chief Raoni’s family only authorised us to inform about his health after the medical staff confirmed Raoni is well and not at risk. He should be discharged soon. Nevertheless, his advanced age inspires care and he will be monitored by his medical team until he is completely recovered. COVID-19 is spreading fast within the Capoto/Jarina reservation where thousands of indigenous peoples are at risk from this deathly disease. We need protection and support.

Uma publicação compartilhada por Instituto Raoni - IR (@institutoraoni) em 31 de Ago, 2020 às 4:49 PDT

 

No último mês, o líder foi internado após um quadro de hemorragia digestiva e chegou a fazer o teste para o novo coronavírus, mas o resultado deu negativo. Em junho, sua esposa, Bekwyjkà Metuktire, faleceu e, desde então, Raoni apresenta sintomas de depressão.

Liderança

Ícone na defesa dos povos indígenas, o cacique Raoni ganhou notoriedade fim dos anos 1980. Após uma série de viagens pela amazônia, em 1987 o músico britânico Sting conheceu o líder e a amizade entre os dois levou o cantor a se engajar na luta ecológica e pela demarcação das terras indígenas no Xingu. A parceria levou à criação da Rainforest Foundation, entidade que atua para proteger as florestas e os povos originários do país. Em 2019, o líder da tribo dos Caiapós foi indicado ao prêmio Nobel da Paz.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco