MEIO AMBIENTE

Avião da FAB é usado para transportar garimpeiros ilegais para reunião com Salles

Publicado em: 21/08/2020 18:30

 (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Foto: Reprodução / TV Liberal
O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o uso de uma aeronava da Força Aérea (FAB) para transportar garimpeiros ilegais de Jacareacanga, sudoeste do Pará, para uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília.

De acordo com a FAB, o avião enviado a Jacareanga por solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), seria utilizado, inicialmente, numa operação de combate a crimes ambientais, sobretudo garimpo ilegal, que acabou não ocorrendo. 

Os garimpeiros, ainda, segundo as investigações, foram  indicados como lideranças indígenas no voo com destino ao Distrito Federal. As circunstâncias levam o MPF a apontar possível crime de improbidade administrativa, uma vez que há indícios de de desvio de finalidade. 

Um dia antes do voo para Brasília, o próprio Ricardo Salles esteve Jacareacanga e se encontrado com garimpeiros alvos da operação do Ibama, que protestaram contra a medida do Ministério Meio Ambiente. 

Em carta enviada ao MPF, lideranças das terras Munduruku negaram que as pessoas transportadas no avião da FAB representassem o povo indígena. Ainda segundo o documento, o "grupo levado para Brasília era, na verdade, formado por sete moradores defensores dos interesses de garimpeiros" e que atuam na exploração ilegal de minérios no interior da Terra Indígena Munduruku.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL