Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PF DE MUDANÇA

Polícia Federal mudará de sede em Brasília em dezembro deste ano

Publicado em: 29/07/2020 22:02

 (Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

A Polícia Federal mudará de sede em Brasília em meados de dezembro deste ano, deixando o prédio conhecido como "Máscara Negra", que fica no Setor de Autarquias Sul. Informações sobre mudança de espaço ocorrem há mais de 10 anos, mas desta vez a PF confirma que, de fato, a transferência é real.

O órgão passará para o edifício Multibrasil Corporate, no Setor Comercial Norte, na Asa Norte. O objetivo da mudança é agrupar em um só local todas as unidades que compõem os órgãos centrais da PF. Hoje, as diversas áreas da corporação estão espalhadas por Brasília, como a Inteligência e setores que ficam na Superintendência da PF. A intenção é deixar todos no mesmo espaço.

A PF afirma que o prédio é mais moderno, recém-inaugurado e possui tecnologias que o "Máscara Negra", que é da década de 60, não possui. De acordo com a corporação, não haverá custos para o órgão, "uma vez que vários contratos atuais serão encerrados, pois estão contemplados no condomínio do novo prédio".

Em 2008, já se falava em mudança de sede, apontando a falta de infraestrutura e aumento de efetivo como alguns dos motivos. A PF anunciava que iria construir um mega edifício ecológico, além de mais tecnológico e seguro que o "Máscara Negra". A construção seria feita com orçamento do órgão no Setor de Autarquias Norte, em uma área de 100 mil metros quadrados, com previsão de concluir a primeira fase (65 mil m²) em três anos.

Conforme noticiado na época, o complexo teria quatro torres com 17 andares cada, e todas receberiam um nome de personagens da mitologia grega. Na previsão, o prédio anunciado tinha restaurante, academia de musculação, praça cívica, heliponto, estande de tiro e sala de treinamento.

O Máscara Negra foi utilizado durante a Ditadura Militar. Ali, censurava-se obras artísticas e planejava-se operações do regime autoritário.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Pastor Severino
China detecta vírus da Covid-19 em frango brasileiro
Vacina: 5,7 bilhões de doses já foram compradas no mundo
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco