VENENO

Estudante é mordido por naja exótica no DF e está em coma

Publicado em: 08/07/2020 14:37

A naja não é típica do Brasil e, para ser importada, é preciso trazer o soro antiofídico antes (Foto: Flickr/Reprodução)
A naja não é típica do Brasil e, para ser importada, é preciso trazer o soro antiofídico antes (Foto: Flickr/Reprodução)
Nessa terça-feira (7), um estudante de 22 anos foi picado por uma cobra naja e encaminhadao ao Hospital Maria Auxiliadora, no Distrito Federal. Ele está em coma na Unidade de  Tratamento Intensivo (UTI). O soro antiofídico necessário para o tratamento do veneno, que só é produzido pelo Instituto Butantan em São Paulo, chegou em Brasília durante a noite de terça. 

Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl é estudante de medicina veterinária e segue em coma. De acordo com Carlos Eduardo Nóbrega, diretor de répteis, anfíbios e artrópodes do zoológico de Brasília, a naja é originária da Ásia e não tem postura agressiva. "Essa espécie só ataca quando se sente muito ameaçada. Porém, é muito nociva ao ser humano e pode levar à morte 1h depois da picada", diz. Ele explica que o veneno age diretamente no sistema nervoso central. "A pessoa pode perder a noção de espaço e ficar sonolenta", explica.

Carlos afirma que a naja se assemelha com a espécie brasileira coral verdadeira. Ele ressalta que é importante não trazer animais exóticos para o Brasil sem autorização dos órgãos ambientais. "Antes de trazer o animal, é necessário importar o soro. Caso contrário, a pessoa pode responder por crime ambiental", diz. 

Sobre a cobra 
Segundo o major Elias Costa do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a polícia ainda tenta falar com a família do estudante picado para tentar recolher o animal. "Queremos colocá-lo em um ambiente adequado e não pode ser solto no Distrito Federal", diz. Ele ressalta a importância de não domesticar animais silvestres nem peçonhentos. "Caso alguém que não tenho o conhecimento necessário tentar manipular esses animais, o risco de acidentes é grande", explica. 

Carlos Eduardo diz que, ao encontrar uma cobra, é necessário ter calma. "O primeiro passo é se afastar do animal e tentar desviar o caminho. Se não for possivel, pegar um galho comprido e encostar na cobra fará com que ela se incomodade e então saia do caminho." 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL