Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

MEIO AMBIENTE

Conselho da Amazônia não trata sobre barragens de rejeitos no Pará

Publicado em: 15/07/2020 13:28

 (Foto: Divulgação/CPISP)
Foto: Divulgação/CPISP
Apesar de o Pará ter exploração de minério, a 2ª Reunião do Conselho da Amazônia, realizada nesta quarta-feira (15), não discutiu os cuidados com as barragens de rejeito na região para que não se repitam desastres como o de Mariana e Brumadinho, ocorridos em Minas Gerais, onde o rompimento das estruturas provocou desastres ambientais que resultaram em centenas de mortes. “Em nenhuma das reuniões, foi tratada a questão de barragem de rejeito”, reconheceu o coordenador do Conselho da Amazônia, vice-presidente Hamilton Mourão.

Segundo ele, a exploração da Vale em Carajás é considerada exemplo. “É uma das áreas mais preservadas, porque a Vale trabalha de forma intermitente para que não haja ilícito naquela região. Há uma ferrovia -- a Estrada de Ferro Carajás -- que passa por dentro dessa floresta”,explicou. Mourão chamou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para responder a questão indagada por jornalistas, durante coletiva após a reunião.

Albuquerque disse que a legislação sobre barragens de rejeitos foi aperfeiçoada, principalmente,  após as tragédias de Mariana e Brumadinho. “O estado do Pará não tem as mesmas características de Minas Gerais. Todas as barragens de rejeitos estão sendo inspecionadas dentro de um plano de ação estabelecido entre o Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Mineração e não temos nenhum registro, até porque a maior parte da mineração feita no Pará é a céu aberto, sem barragens de rejeitos, apenas pequenas estruturas”, justificou Albuquerque.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Bolsonaro convida Temer para missão no Líbano
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Adelson Veras
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco