Brasil

Coronavírus: Acompanhe as notícias do dia em tempo real

Acompanhe aqui - em tempo real - as principais notícias sobre o coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo: 

17H50 - 'DEPOIS DA FACADA, NÃO VAI SER UMA GRIPEZINHA QUE VAI ME MATAR', DIZ BOLSONARO

Presidente deu essa declaração em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira. Bolsonaro ainda criticou as ações dos estados para combater o vírus e ressaltou que a 'economia não pode parar'.

17h40 - PRIMEIRA PACIENTE PERNAMBUCANA COM CONFIRMAÇÃO DO CORONAVÍRUS ESTÁ CURADA, DIZ SES-PE 

A mulher de 66 anos estava internada no Real Hospital Português. O marido dela, de 71 anos, e outros oito pacientes da doença, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Leia mais

16H09 - MANDETTA DIZ QUE SISTEMA DE SAÚDE ENTRARÁ EM COLAPSO

"Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. 
15H05- GOVERNO CORTA PROJEÇÃO DO PIB PARA 0,02% EM 2020

Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Economia cortou, nesta sexta-feira (20), a projeção oficial para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020 de 2,10% para 0,02%.
14H24 - ITÁLIA BATE RECORDE E REGISTRA 627 MORTES EM 24H

Em 24 horas, a Itália registrou 627 mortes em decorrência do novo coronavírus - elevando o total para 47.021 casos e 4032 mortos. Nessa quinta-feira, o país europeu bateu o recorde ao superar os números da China - lugar onde começou a pandemia. Os dados oficiais foram divulgados na tarde desta sexta.Leia mais.

14H09 - DONO DA GOLD MEDIC PEDE DESCULPAS APÓS VÍDEO EM OPERAÇÃO

'Eu quero deixar claro que a Gold Medic é solidária ao momento que estamos passando. Estou aqui para pedir desculpas ao governo do estado, ao governador Paulo Câmara e aos profissionais de saúde', disse em vídeo publicado nas redes sociais. Leia mais. 

13H39 - SEXTA MORTE EM SP É CONFIRMADA; Nº NO BRASIL CHEGA A 8

O Hospital Santa Catarina, de rede privada em São Paulo, divulgou nesta sexta-feira (20) que um paciente de 70 anos foi a óbito devido ao coronavírus. Com essa, é a sexta morte registrada no estado pela doença. 

12H17 - SENADO APROVA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO PAÍS
O Senado aprovou o estado de calamidade pública no país nesta sexta-feira (20) em primeira sessão remota da história do parlamento brasileiro. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/2020 dá ao Executivo Federal a liberdade econômica para combater as crises na Saúde e na Economia provocadas pelo Coronavírus. O plenário virtual foi presidido pelo senador Antônio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente do Senado. Leia mais.

11H31 - ANVISA ALERTA SOBRE USO DE HIDROXICLOROQUINA E DA CLOROQUINA
Na noite de quinta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez ressalvas, em nota, à aplicação de duas drogas no combate ao novo coronavírus. As substâncias servem para o tratamento da malária - a hidroxicloroquina e a cloroquina. Leia mais.

11H21 - GOVERNO DO ESTADO SUSPENDE VISITAS EM UNIDADES PRISIONAIS
Diante do cenário atual da disseminação do coronavírus e da necessidade imediata de intensificação das medidas de enfrentamento ao Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) informa que estão suspensas temporariamente as visitas em todos os presídios, penitenciárias e cadeias públicas do estado. Leia mais.

11H17 - ANGELA MERKEL DEFINE  COVID-19 COMO 'MAIOR DESAFIO DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL'
Em discurso histórico, após 14 anos de cargo, a chanceler alemã, Angela Merkel, se dirigiu à nação na quarta-feira (19) explicando que a luta contra o coronavírus só será bem-sucedida se os alemães compreenderem que este é um desafio coletivo. Na fala, Merkel insistiu sobre a gravidade da situação. Leia mais.

11H11 - GOVERNO DE PERNAMBUCO ANUNCIA FECHAMENTO DE COMÉRCIO E SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS
O Governo de Pernambuco anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), o fechamento de todo o comércio e obras de construção civil a partir do domingo (22). A ação passa por determinar medidas mais rígidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Fora da lista, supermercados, farmácias, postos de gasolina e depósitos de água e gás. Leia mais.

10H44 -GOVERNO E PREFEITURA DE SP ESTUDAM VETAR IDOSOS EM HORÁRIO DE PICO NO TRANSPORTE PÚBLICO
O governo estadual e a Prefeitura de São Paulo avaliam proibir a entrada de idosos maiores de 60 anos no transporte público no horário de pico. A medida pode ser tomada se houver agravamento da situação. Leia mais.

10H32 - GOL TRANSPORTARÁ GRATUITAMENTE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NO COMBATE À COVID-19
Levar a medicina para onde for preciso. Este foi o lema utilizado pela Gol Linhas Aéreas ao anunciar na noite dessa quinta-feira (19) que profissionais da saúde envolvidos no combate do novo coronavírus (COVID-19) serão transportados gratuitamente pela empresa. Eles irão arcar apenas com a taxa de embarque do aeroporto. A medida terá início na próxima segunda (23). Leia mais.

10H20 - QUARENTENA JÁ ESTÁ EM VIGOR EM TODA A ARGENTINA
A Argentina já se encontra inteira em quarentena obrigatória. A medida começou a valer a partir da madrugada desta sexta-feira (20), após anuncio do presidente Alberto Fernández. O esforço visa impedir a disseminação do novo coronavírus. Leia mais.

10H02 - ANVISA APROVA OITO TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os primeiros oito testes rápidos para o diagnóstico de Covid-19. Os novos produtos são voltados para uso profissional e permitem a leitura dos resultados, em média, em 15 minutos. Leia mais.

09H59 - PRISCO BEZERRA (CE) É O TERCEIRO SENADOR QUE TESTA POSITIVO
A assessoria do senador Prisco Bezerra (PDT-CE) anunciou, pelo Twitter, que ele está infectado pelo Covid-19. "Após apresentar sintomas semelhantes a um quadro gripal, como tosse e febre, o senador Prisco Bezerra realizou o exame para detecção do novo coronavírus e o resultado do teste foi positivo". Leia mais.

09H55 - PREFEITURA DE SP DETERMINA FECHAMENTO DOS PARQUES MUNICIPAIS
A prefeitura de São Paulo determinou o fechamento de parques municipais que estão sob administração da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A medida entra em vigor a partir deste sábado (21), por tempo indeterminado. Decreto foi publicado nesta sexta-feira (20) no Diario Oficial. Leia mais.

09H35 - HAITI CONFIRMA OS DOIS PRIMEIROS CASOS
O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, anunciou nesta quinta-feira os dois primeiros casos de coronavírus no país, o mais populoso e mais pobre do Caribe. 

09H28 - QUEM PODE SER PRESO POR CONTA DO CORONAVÍRUS?
Os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) anunciaram na terça-feira (17) medidas para regular a quarentena obrigatória a pessoas suspeitas de estarem contaminadas pelo novo coronavírus. Se não cumprir, a pessoa infectada ou suspeita de estar contaminada pode até ser presa. Leia mais.

09H18 - SOBE PARA 22 O NÚMERO DE INFECTADOS EM COMITIVA DE BOLSONARO NOS EUA
Nesta quinta-feira (19), foram registrados quatro novos casos positivos, do assessor internacional da Presidência, Filipe Martins; do chefe da ajudância de ordens, Major Cid; do diretor do Departamento de Segurança Presidencial, Coronel Suarez; o presidente da Agência Brasileira de Promoção à Exportação (Apex), Almirante Sérgio Segovia; do chefe do Cerimonial, Carlos França e o presidente da Agência Brasileira de Promoção à Exportação (Apex), Almirante Sérgio Segovia, que não apresenta sintomas. Leia mais.

09H03 - JORNALISTA MARCELO MAGNO RESPIRA COM AJUDA DE APARELHOS
O jornalista está internado em estado grave na UTI de um hospital particular de Teresina há quatro dias. O último boletim divulgado pelo hospital comunicou que o apresentador respira com ajuda de ventilação mecânica. A TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, confirmou nesta quinta-feira (19) que o apresentador e jornalista Marcelo Magno testou positivo para o novo coronavírus. Leia mais.

08H42 - CHINA VOLTA A ANUNCIAR QUE NÃO REGISTROU NOVAS INFECÇÕES LOCAIS
A Comissão de Saúde da China disse que, até o início do dia de hoje, não foram detectados novos casos de contágio local em todo o território, mas as autoridades identificaram 39 infectados procedentes do exterior. Leia mais.

08H39 - ESPANHA SUPERA 1 MIL MORTES
A Espanha superou a barreira de mil vítimas fatais provocadas pelo novo coronavírus e se aproxima de 20.000 casos, informou nesta sexta-feira o diretor de emergências sanitárias do ministério da Saúde, Fernando Simón. A Espanha passa assim o Irã e aparece como o terceiro país no mundo em número de contágios, atrás de China e Itália.

08H33 - PANDEMIA JÁ MATOU MAIS DE 10 MIL PESSOAS NO MUNDO
A pandemia do novo coronavírus matou mais de 10.000 pessoas no mundo, de acordo com um balanço da AFP com base em dados oficiais, atualizado nesta sexta-feira às 10H30 GMT (7H30 de Brasília). No total foram registradas 10.080 mortes, a maioria na Europa (4.932) e Ásia (3.431). Com 3.405 vítimas fatais, a Itália é o país mais afetado, à frente da China (3.248), onde a Covid-19 foi detectada pela primeira vez, e do Irã (1.433). 

08H21 - CONGRESSO ANALISA ADIAR ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Prevista para outubro de 2020, a realização das eleições municipais está sob análise no Congresso. O impasse entre a crise provocada pelo novo coronavírus e a incerteza da duração da pandemia levou congressistas a iniciar um movimento em defesa do adiamento. Leia mais.

08H - GOVERNADORES ENVIAM CARTA AO GOVERNO FEDERAL PEDINDO AJUDA
O agravamento da crise provocada pelo avanço do novo coronavírus levou os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal a encaminharem, nesta quinta-feira (19), ao governo federal uma carta pedindo medidas emergencias de combate à doença. Eles também divulgaram o documento para tornar púlico “a imperiosa necessidade da implementação de medidas emergenciais” pelo governo federal para conter os efeitos do novo coronavírus. Leia mais.

07H36 - CÂMARA DE SÃO BENTO DO UNA DEVOLVE RECURSOS PARA AJUDAR NO COMBATEÀ COVID-19
A prefeitura de São Bento do Una, em parceria com a Câmara Municipal de vereadores anunciou que os recursos que não serão utilizados pelo legislativo municipal serão devolvidos e destinados ao reforço da unidade de saúde do município. O dinheiro deverá ser utilizado para a compra de materiais de proteção individual para os profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos para o hospital. Leia mais.

07H32 - BRASIL FECHA FRONTEIRAS TERRESTRES, COM EXCEÇÃO DO URUGUAI, ENTENDA
Em medidas para tentar conter a escalada de casos de coronavírus, o governo federal decidiu fechar as fronteiras terrestres do Brasil com as demais nações da América do Sul, à exceção do Uruguai, e restringir a entrada de estrangeiros vindos de diversos países, como os da União Europeia. As portarias interministeriais foram publicadas em edições do Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). Leia mais.

07H30 - DE FORMA VIRTUAL, SENADO VOTA HOJE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
O Senado deve votar, nesta sexta-feira (20), o pedido do Executivo federal para decretar situação de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia de Covid-19, que já infectou 621 pessoas no país e causou sete mortes. A sessão será feita a distância, por meio do Sistema de Deliberação Remota, ferramenta idealizada pela Casa para que os parlamentares possam votar temas considerados urgentes, por celulares ou computadores, sem a necessidade de comparecer ao plenário, como forma de evitar a proliferação do novo coronavírus. Leia mais.

07H25 - CORONAVÍRUS IMPÕE PERDA DE R$ 2 BILHÕES EM 15 DIAS
O setor de turismo é um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. No Brasil, as receitas do segmento encolheram 16,7% na primeira quinzena de março em relação a igual período de 2018. As perdas somam R$ 2,2 bilhões em apenas 15 dias. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (19), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Leia mais.

07H11 - CIENTISTAS APOSTAM EM REMÉDIO QUE TRATOU MALÁRIA
Enquanto laboratórios correm para desenvolver medicamentos biológicos e outras terapias de última geração, uma droga da década de 1940 é a aposta dos Estados Unidos para tratamento de pacientes de Covid-19. A cloroquina, remédio originalmente desenvolvido para malária, pode receber o aval da Food and Drug Administration (FDA), o órgão de vigilância sanitária norte-americano, para a nova indicação. Leia mais.

07H06 - MEC: CALENDÁRIO LETIVO PODE SER FLEXIBILIZADO
O Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, realizada hoje (19), e está sendo avaliada. Leia mais.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...