DECLARAÇÃO

'O peixe quando vê uma manta de óleo, ele foge', afirma secretário de Pesca ao lado de Bolsonaro

Publicado em: 01/11/2019 08:23 | Atualizado em: 01/11/2019 08:34

Bolsonaro e o secretário da Pesca, Seif Júnior (Reprodução/Internet)
Bolsonaro e o secretário da Pesca, Seif Júnior (Reprodução/Internet)
O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, afirmou durante uma live ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, que o consumo de pescados no litoral nordestino, poluído pelo vazamento de óleo, está liberado porque os peixes são "bichos inteligentes" capazes de fugir do petróleo. 

“O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano, capitão”, afirmou Seif Júnior, que é formado em Administração de Empresas e Marketing. 

Bolsonaro concordou com a declaração do secretário e afirmou que: "Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica, né? Um peixe, um golfinho pode ficar. Mas tudo bem".

Após o vídeo repercutir nas redes sociais, Seif Júnior respondeu as críticas afirmando que “Adoro o mimimi… amo! Nenhuma notificação pelo ministério da saúde de contaminação por consumo de peixe… todas contaminações por uso de thinner e diesel para remover óleo do corpo dos voluntários… plantas que possuem Serviço de Inspeção Federal reforçaram protocolos…".

Em abril a Folha de S. Paulo revelou que a família de Seif Júnior tem possui uma empresa no ramo da pesca, a JM Seif Transportes Ltda está registrada no nome do pai do secretário, Jorge Seif e acumula ao menos 10 multas ambientais, a maioria delas por infrações de pesca. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL