Floresta

Árvore mais alta da Amazônia tem o tamanho de um prédio de 30 andares

Publicado em: 23/10/2019 21:34

A árvore, conhecida como angelim vermelho (Dinizia excelsa), está localizada na Floresta Estadual do Paru ((Foto: Divulgação))
A árvore, conhecida como angelim vermelho (Dinizia excelsa), está localizada na Floresta Estadual do Paru ((Foto: Divulgação))
Uma equipe de pesquisadores publicou em agosto um artigo na revista científica Frontiers in Ecology and the Environment em que foi anunciada a descoberta da árvore mais alta já registrada na floresta Amazônica, com 88,5 metros de altura -tamanho equivalente ao de um edifício de cerca de 30 andares.

A árvore, conhecida como angelim vermelho (Dinizia excelsa), está localizada na Floresta Estadual do Paru, no estado do Pará, e é rodeada por outras sete gigantes de ao menos 80 metros cada uma.

De acordo com a publicação, só é possível chegar à região de helicóptero ou com pequenos barcos pelo rio Jari, cujas quedas d'água e população de peixes carnívoros tornam a navegação demorada e perigosa. A expedição, que durou dez dias, foi coordenada pelo professor Eric Bastos Gorgens, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A árvore, no entanto, ainda é pequena perto da mais alta já registrada no mundo, que está no norte da Califórnia, nos EUA, e mede 115,6 metros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL