Dois meses Assaltos na Agamenon diminuíram em média 46%, diz PM De acordo com a SDS, de 28 de agosto à 05 de novembro de 2016, foram registrados 173 roubos a transeuntes, enquanto no mesmo período desse ano, ocorreram 115 ações

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 07/11/2017 14:35 Atualizado em: 07/11/2017 14:40

Assaltos na Agamenon diminuíram em média 46%, diz PM. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/Arquivo
Assaltos na Agamenon diminuíram em média 46%, diz PM. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/Arquivo

Dois meses após o início da Operação Agamenon, que triplicou o número de policiais militares na Avenida Agamenon Magalhães, uma das vias mais movimentadas da Região Metropolitana do Recife, os números totais de assaltos diminuíram em média 46% se comparados com o mesmo período de 2016. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS) e foram apresentados ontem pela Polícia Militar, que comemora o sucesso da operação e a saturação da via.

De acordo com a SDS, de 28 de agosto à 05 de novembro de 2016, foram registrados 173 roubos a transeuntes, enquanto no mesmo período desse ano, ocorreram 115 ações, o que representa uma diminuição de 34% das ocorrências. Em relação a estabelecimentos comerciais, nesse mesmo período de 2016 foram registrados quatro, já este ano, apenas uma ocorrência. O número que mais chama atenção é o de assaltos à ônibus na via, que caiu de 14 neste período de 2016, para um este ano, equivalente a 93% a menos. “É uma análise muito positiva. A redução de crimes é expressiva. Saturamos a Avenida Agamenon Magalhães e temos certeza que estamos dando uma sensação de segurança maior à população”, ressalta o Coronel Ricardo Barbosa, Diretor Integrado Metropolitano.

O policiamento é feito ao longo de toda a via, com mais de 100 oficiais diariamente, divididos em duplas ou trios de policiais a pé e em locais estratégicos, incluindo cruzamentos e pontes, e conta com o reforço de patrulhamento motorizado em carros e motos. Além disso, três equipes da inteligência da polícia militar circulam a paisana na avenida, atento a prevenção de crimes. “Qualquer situação que ele desconfie, ele pode acionar o policiamento ostensivo ou ele mesmo abordar e orientar. Quando a desconfiança é concretizada e a pessoa que foi abordada tenha um simulacro, que é uma imitação de uma arma, uma faca ou um revólver, essa pessoa é conduzida. Quando é só um comportamento, ai acontece a prevenção” explica o coronel.

Para a PM, a diminuição no número de crimes é fruto da presença ostensiva de policiais, que inibe as ações dos bandidos. Os bonés laranjas, normalmente utilizados por policiais em grandes eventos, como carnaval e shows, fazem parte dessa estratégia. “É uma cor universal, usada exatamente para chamar a atenção. É para dar maior sensação de presença do policiamento. A presença evita ou inibe a ação, dá medo”, explica.

A operação iniciou em 28 de agosto de 2017, após relatos de insegurança da população e denúncias sobre falsos ambulantes na via, que estavam cometendo pequenos roubos. A primeira ação da PM foi cadastrar os ambulantes através da Operação Absconso, e disponibilizar os dados para a Polícia Civil, facilitando o reconhecimento facial em casos de denúncias. Ao total, 127 ambulantes foram cadastrados.

PRÓXIMOS PASSOS
Além da utilização das câmeras da SDS, a Polícia Militar está em negociação com a Prefeitura do Recife para ter acesso às imagens das câmeras de segurança municipais. “Essas imagens seriam muito importantes. Estamos negociando essa parceria”, afirma o Coronel Barbosa. Além disso, com a diminuição dos crimes na Avenida, a PM estima uma migração desses bandidos para outras áreas. “Nós vamos fazer estudos ainda para que cada vez mais aumentemos essa sensação de segurança. Identificar em qual bairro e qual horário está acontecendo, podendo até haver um remanejamento ou acréscimo de policiais”, garante o coronel.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL