Tragédia Fisiculturista morre por suspeita de uso excessivo de anabolizantes em São Paulo Mateus Ferraz tinha 23 anos e participava de campeonatos no Brasil e no exterior

Publicado em: 28/09/2016 09:32 Atualizado em: 28/09/2016 09:38

Mateus Ferraz foi campeão do Campeonato Paulista de Musculação e Campeão Brasileiro de Musculação em 2016. Foto: World Fitness Federation
Mateus Ferraz foi campeão do Campeonato Paulista de Musculação e Campeão Brasileiro de Musculação em 2016. Foto: World Fitness Federation

Um jovem de 23 anos morreu na tarde desta terça-feira em um hospital na cidade de Taubaté, em São Paulo. Mateus Ferraz era fisiculturista, e segundo o cardiologista que o atendeu, a suspeita é que ele tenha feito uso excessivo de anabolizantes. Após o óbito, o médico postou um desabafo nas redes sociais. Mateus deu entrada no hospital às 23h desta segunda-feira com falta de ar.

"Ele não conseguia falar, a namorada disse que ele tinha usado anabolizante acima do recomendado e, depois, a mãe dele chegou falando a mesma coisa. O coração estava inchado, ele não tinha antecedentes de doença cardíaca, não é uma coisa comum. No entanto só uma necrópsia pode confirmar a causa do óbito", afirmou o médico Marco Calcada, em entrevista ao G1.

O tipo de anabolizante usado e se o uso atendia uma recomendação médica não foram informados pela família. De acordo com o IML, o hospital atestou apenas que a morte foi causada por insuficiência respiratória. Após a morte do paciente, Calcada fez uma postagem no seu Facebook, que viralizou. A publicação já alcançou mais de 1,5 mil curtidas e 598 compartilhamentos.


"Hoje o dia foi de tristeza e derrota. O uso abusivo de anabolizantes ceifaram mais uma vida, 23 anos. Uma montanha de músculos sucumbiu sem retorno. Agora resta uma mãe desesperada, uma família destinada, uma namorada sem chão, amigos sem o amigo e nós da UTI que lutamos até o último segundo para resgatar aquela vida. Todos perdemos. Que sirva de testemunho para tantos outros que usam anabolizantes indiscriminadamente. Desgraça não acontece só com os outros", diz o texto postado pelo médico.

Mateus Ferraz era fisiculturista e participava de campeonatos nacionais e internacionais. Ele foi campeão do Campeonato Paulista de Musculação e Campeão Brasileiro de Musculação em 2016.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL