Dados do Inep Número de transexuais que usarão nome social no Enem cresce 172%

Publicado em: 06/10/2015 15:56 Atualizado em:

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de candidatos e candidatas transexuais e travestis que poderão usar seu nome social, e não o civil, durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 cresceu 172% em um ano. De acordo com o Inep, o número subiu de 102, na edição de 2014, para 278.

Esse é o segundo ano que o Inep permitirá o uso de nome social aos candidatos e candidatas do Enem. A medida foi tomada em 2014 após várias polêmicas. Na edição de 2013, candidatas transexuais usaram as redes sociais para reclamar de constrangimentos sofridos por parte dos fiscais das provas. O presidente do Inep, Chico Soares, diz que a utilização do nome social é uma questão de acolhimento.

“Os locais estão avisados para receber esses candidatos. É uma questão de acolhimento e eles não sofrerão nenhum constrangimento”, disse Soares. A garantia do uso do nome social serve para todas as etapas do Enem. Todos os documentos e comunicações do exame terão este direito assegurado aos inscritos que escolheram esta opção.

Para garantir a segurança do Enem, o governo passou a permitir que os candidatos usem o nome social, mas, para isso, é preciso enviar mais informações ao MEC, como cópias de documentos de identidade. Neste ano, o Inep deu aos e às trans mais tempo para o envio das informações.

No Enem 2015, também há 8.424 gestantes, 10.773 lactantes, 71.195 sabatistas, 1.711 idosos e 718 classes hospitalares.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL