Clouds25° / 26° C

DP Auto

Contra os chineses, GM aposta nos chineses

Chevrolet, marca do grupo General Motors, confirma o lançamento em 2025 do SUV elértico compacato Spark EUV, modelo desenvolvido junto com a chinesa SAIC

Publicado em: 16/02/2025 12:17 | Atualizado em: 16/02/2025 12:17

Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
Para enfrenter os chineses no mercado brasileiro e da América Latina, a Chevrolet (marca do grupo automotivo General Motors) está trazendo para o Brasil o Spark EUV, um SUV compacto, urbano e elétrico desenvolvido em parceria com as montadora chinesas SAIC-Baojun-Wuling, que já comercializa o modelo na China como Baojun Yep Plus.
 
O lançamento do modelo no Brasil, agora em 2025, foi confirmado pela montadora da gravata borboleta na última semana, porém sem indicativo de data ou período do ano. A Chevrolet também não revelou mais detalhes do modelo, além de fotos externas e uma imagem do painel dianteiro.

Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
 
DIMENSÕES
Para ter uma ideia do que será o Spark, no entanto, podemos consultar as informações do seu irmão gêmeo chinês. De acordo com o portal “CarNewsChina”, especializado no mercado automotivo chinês, o Yep Plus mede 4 metros (m) de comprimento, 1,76 m de altura e 1,73 m de largura; com entreixos de 2,56 m  e altura livre do solo de 15 cm.
No tocante ao conjunto mecânico, o pequenos SUV é equipado com um motor de 75 kW (cerca de 100 cavalos) de potência e 180 Nm (18,35 kgfm) de torque. A bateria de ferro-lítio-fosfato tem 41,9 kWh de capacidade de carga, garantindo, segundo os padrões chineses, uma velocidade máxima de 150 km/h e uma autonomia de 400 km. Isso de acordo com um dos quatro modos de condução: Economy+, Economy, Padrão e Sport.
 
Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
Spark EUV (Chevrolet/Divulgação)
 
INTERIOR
Internamente, como mostra a imagem divulgada pela GM, o modelo conta com volante de três raios, painel de instrumentos digital e central de infoentretenimento. No Yan Plus, o painel de instrumentos mede um pouco menos que 9 polegadas e a central multimídia cerca de 10 polegadas. O porta-malas possui 375 litros de capacidade de carga, que pode chegar a 1.715 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Numa conversão direta, o modelo custa na China cerca de 75 mil reais. Embora seja pouco provável que o preço fique próximo dessa faixa de preços, a Chevrolet afirma que o Spark será o SUV elétrico mais barato do mercado.
As informações do irmão chinês do Spark são apenas referências, embora não devam existir muitas mudanças.
 
 

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua