Diario de Pernambuco
Busca

CAPACITAÇÕES

Senar/PE abre inscrição para cursos técnicos gratuitos

Publicado em: 06/12/2021 08:02

Cursos serão voltados para cidades do Recife, Petrolina e Garanhuns. (Foto: Comunicação CNA/Divulgação)
Cursos serão voltados para cidades do Recife, Petrolina e Garanhuns. (Foto: Comunicação CNA/Divulgação)

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (Senar/PE) serão abertas a partir de hoje. Além das capacitações que já eram realizadas em Agronegócio e Fruticultura, há uma novidade para 2022. O curso de Zootecnia será aberto para o próximo ano e a cidade polo eleita para receber as aulas foi Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Atualmente, dois cursos técnicos gratuitos são ofertados pelo Senar/PE, sendo o de Agronegócio com dois anos de duração e o de Fruticultura com dois anos e meio. Agora também será oferecido o curso de Zootecnia, com duração de dois anos. As aulas são realizadas na modalidade a distância, mas existem visitas técnicas presenciais.

"Eles são mediados com as práticas nas fazendas, nas instituições rurais. Todas as empresas que atuam nas zonas rurais nos atendem. Temos tido boas respostas com esses cursos porque eles fazem a capacitação para o mercado de trabalho", explica Marli dos Santos Silva, supervisora pedagógica do Senar/PE.

A inclusão do curso de Zootecnia em Garanhuns se deu pela demanda natural da região. "Lá o Senar já trabalha com assistências técnicas para os produtores, existe uma equipe lá com mais de 30 técnicos para atender mais de 100 bovinocultores, tem a bacia leiteira grande lá. Mas as visitas não são diárias e sentimos que os produtores buscavam esse profissional. Existia demanda e o curso em Zootecnia pode dar esse suporte. Os técnicos formados no curso já terão essa visibilidade de mercado de trabalho a longo prazo", disse a supervisora pedagógica.

O curso técnico em Zootecnia será voltado para a área de produção da bovinocultura. "São profissionais mais capacitados para as áreas técnicas, para planejar, controlar, definir a produção, as características econômicas e ambiental", detalha Marli. Ele segue o mesmo perfil do curso técnico de Fruticultura, que também é voltado para a área operacional. "As aulas atendem o conhecimento nacional, mais voltado para a operacionalização do trabalho", detalha.

Já o curso técnico de Agronegócios tem o foco para a gestão para as empresas do setor. "É preciso ter característica de liderança. Nas aulas, ele aprende sobre questões operacionais, mas com o trabalho voltado para a gestão", conclui a supervisora.

 

Edital será lançado nesta segunda-feira

 

O edital para os três cursos técnicos gratuitos do Senar/PE será publicado no site http://etec.senar.org.br/processo-seletivo/ a partir desta segunda-feira. As vagas são prioritárias para o público rural, mas o público geral também pode se inscrever, e os interessados em participar devem ter o Ensino Médio concluído. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2022.

As vagas serão distribuídas entre três municípios pernambucanos. No Recife, haverá uma turma para 25 alunos para o curso de Agronegócio. Petrolina vai receber as aulas dos cursos de Agronegócio e Fruticultura, com 30 vagas em cada turma. Já Garanhuns terá um grupo com 30 vagas para o curso de Zootecnia.

"Costumamos ter uma grande demanda para esses cursos. Em Petrolina, por exemplo, temos 30 vagas e é comum chegar a 300 inscrições", afirma Marli dos Santos Silva, supervisora pedagógica do Senar/PE. Por isso, existem critérios de seleção para definir quem vai fazer os cursos técnicos gratuitos.

"Fazemos primeiro uma análise de documento para certificar que o aluno tem a formação exigida, que é o Ensino Médio completo. Depois, o segundo critério é para o público prioritário, que é o produtor ou familiar de produtor ou colaborador do produtor. Não tendo público suficiente para essas vagas, aí passamos a atender o público em geral", pontua Marli.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL