Netanyahu determina expansão da presença militar de Israel no sul do Líbano
Netanyahu diz que Israel vai intensificar ataques no Líbano para conter ameaça do Hezbollah
Publicado: 29/03/2026 às 16:34
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (ALEX KOLOMOISKY / POOL / AFP)
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou neste domingo (29) uma expansão da ofensiva militar de Israel no sul do Líbano, com o objetivo de ampliar a “faixa de segurança” na fronteira norte israelense.
Em pronunciamento em vídeo divulgado em suas redes sociais, Netanyahu afirmou que seu governo está determinado a mudar de forma fundamental a situação na fronteira e a devolver a segurança aos moradores do norte.
A decisão ocorre em um momento de aumento das hostilidades entre países da região em meio à guerra no Irã.
No vídeo, o primeiro-ministro israelense diz que, após avaliação da situação feita em conjunto com o ministro da Defesa, o chefe do Estado-Maior e comandantes militares, determinou a ampliação da faixa de segurança já existente.
Netanyahu justificou a decisão dizendo que embora Israel tenha conseguido eliminar combatentes e armamentos do Hezbollah, a organização ainda tem capacidade de atacar Israel.
“Eliminamos (Hassan) Nasrallah (líder do Hezbollah, morto pelas forças israelenses em 2024), eliminamos milhares de terroristas do Hezbollah e, acima de tudo, eliminamos a enorme ameaça de 150 mil mísseis e foguetes que se destinavam a destruir as cidades de Israel. Mas o Hezbollah ainda tem uma capacidade residual de lançar foguetes contra nós. E o que discuti hoje com os comandantes aqui foram maneiras de remover também essa ameaça”, destacou ele, no pronunciamento.
??????? ?????? ????:
— Benjamin Netanyahu - ?????? ?????? (@netanyahu) March 29, 2026
?????? ??? ?????? ??? ???? ?? ????? ??????? ??????. ????? ?????? ????? ?? ???? ????? ?????? ??????? ?? ??????? ?????? ?????.
?? ????? ?? ?????? ?? ???? ????? ?? ???????? ????????. ????? ????? ??????, ??????? ???????? ?? ????? ?? ?????.
??? ?????? >> pic.twitter.com/4AUUV71ZGa
O líder israelense destacou que a ampliação da área invadida no Líbano faz parte da estratégia israelense de criar três faixas de segurança “em profundidade dentro do território inimigo: na Síria, em Gaza, e no Líbano”.
“Em vez de eles nos surpreenderem, somos nós que os surpreendemos. Nós somos o lado que age, o lado que ataca, o lado que toma a iniciativa. E estamos profundamente dentro do território deles”, afirmou Netanyahu.