° / °
Mundo
Geopolítica

ONU condena ação dos EUA na Venezuela: "minou direito internacional"

O Alto Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Türk, está "profundamente preocupado com a situação na Venezuela" após intervenção dos EUA

Guilherme Anjos

Publicado: 06/01/2026 às 12:26

Volker Türk, alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, alertou para o fato de as eleições previstas para o próximo ano serem as primeiras "na era da IA"/Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Volker Türk, alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, alertou para o fato de as eleições previstas para o próximo ano serem as primeiras "na era da IA" (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

O Alto Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Türk, afirmou que a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, iniciada no último sábado (3), resultou na deposição e captura do então presidente Nicolás Maduro, minando "o direito internacional”.

“A operação militar dos Estados Unidos na Venezuela mina um princípio fundamental da lei internacional: Estados não devem usar força para buscar suas reivindicações de território ou demandas políticas. A sociedade venezuelana precisa de cura e o futuro do país deve ser decidido por seu povo”, escreveu Türk, em suas redes sociais.

Ao jornal britânico The Guardian, um porta-voz do gabinete de Direitos Humanos da ONU disse, ainda, que Türk está “profundamente preocupado com a situação na Venezuela”, que está sob a presidência interina de Delcy Rodríguez. A então vice de Maduro tem declarado que pode colaborar com os EUA.

“Os EUA justificaram a intervenção com base no longo e espantoso histórico de direitos humanos do governo venezuelano, mas responsabilização por violações de direitos humanos não podem ser alcançadas por intervenção militar unilateral violando a lei internacional. O povo da Venezuela merece um processo justo e centrado nas vítimas”, disse o gabinete.

“Como está claro nos consistentes relatórios do gabinete de Direitos Humanos da ONU sobre a contínua deterioração da situação na Venezuela há cerca de uma década, os direitos do povo venezuelano foram violados por tempo demais. Tememos que a atual instabilidade e posterior militarização no país após a intervenção dos EUA vai apenas piorar a situação”, acrescentou.

De acordo com o presidente dos EUA, Donald Trump, o governo americano vai administrar a Venezuela “até a transição”. Novas eleições, no entanto, não foram citadas. Atualmente, Maduro está detido em Nova York, e aguarda a continuidade de seu julgamento.

EUA , Maduro , ONU
Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas