° / °

Mundo
POLÍTICA

Lula assina carta com presidentes onde falam em "democracia sempre"

Nesta segunda, Lula participará de reunião com os presidentes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai em Santiago, capital chilena

Metrópoles

Publicado: 20/07/2025 às 16:17

Presidente Lula/Foto: Evaristo SA/ AFP

Presidente Lula (Foto: Evaristo SA/ AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os mandatários do Chile, Espanha, Uruguai e Colômbia publicaram, neste domingo (20), uma carta em defesa da democracia. No texto, os líderes dizem que como progressistas, devem agir “com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”.

A carta é assinada por Lula e pelos presidentes Gabriel Boric Font (Chile), Pedro Sánchez (Espanha),Yamandú Orsi (Uruguai) e Gustavo Petro (Colômbia).

Os líderes unem-se na defesa da democracia como ferramenta essencial para combater desigualdades e garantir direitos fundamentais. Eles enfatizam que a democracia não pode ser apenas um conceito abstrato, mas deve se traduzir em políticas concretas que reduzam disparidades e ampliem a participação cidadã. “Resolver os problemas da democracia com mais democracia”, diz a carta.

Os governos progressistas destacam que a revitalização da democracia exige a cooperação internacional e a inclusão de vozes diversas, desde movimentos sociais até jovens e centros de pesquisa. “A democracia é frágil se não for cuidada”, alertam.

Leia matéria completa no portal Metrópoles.

Mais de Mundo