Ao menos 500 turistas evacuados do Grand Canyon por incêndio florestal
O incêndio devastou mais de 3.500 hectares de vegetação rasteira perto da Borda Norte do parque nacional
Publicado: 11/07/2025 às 19:47

O incêndio se espalhava rapidamente (Reprodução/Bureau of Land Management Arizona Fire Management)
Pelo menos 500 turistas foram evacuados de uma área do famoso Grand Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, devido a um incêndio florestal próximo que se espalhava rapidamente, anunciaram as autoridades americanas nesta sexta-feira (11).
O incêndio White Sage, que começou na quinta-feira, devastou mais de 3.500 hectares de vegetação rasteira perto da Borda Norte do parque nacional e ainda estava fora de controle ao meio-dia de sexta-feira.
"Ontem à noite, a equipe do Grand Canyon evacuou com segurança aproximadamente 500 visitantes da Borda Norte devido ao incêndio", informou o parque na rede social X.
"Todos os visitantes deixaram a área, e os funcionários e residentes do parque permanecem resguardados em suas casas", acrescentou.
O incêndio está queimando fora do Parque Nacional do Grand Canyon, mas está se aproximando de Jacob Lake, no estado do Arizona, uma cidade conhecida como a porta de entrada para a Borda Norte.
Imagens fornecidas pelas autoridades mostram grandes colunas de fumaça subindo sobre o deserto de vegetação rasteira.
"Evacuamos cerca de 40 pessoas, mas muitas mais já haviam deixado a área antes de nossa chegada", disse Jon Paxton, porta-voz do xerife do condado de Coconino, à AFP, acrescentando que a maioria dos evacuados eram campistas.
A Borda Sul do parque, a área que atrai mais visitantes, continua acessível.
O Grand Canyon, uma garganta avermelhada escavada pelo rio Colorado, é um dos locais turísticos mais visitados dos Estados Unidos, com quase cinco milhões de visitantes por ano.
Outro parque nacional do sudoeste do país, o Black Canyon of the Gunnison, no estado do Colorado, foi esvaziado completamente na quinta-feira devido a outro incêndio.
Este último, causado por um raio, já devastou mais de 600 hectares, alimentado por fortes ventos, vegetação muito seca e temperaturas muito altas.
Também foi emitido um alerta por temperaturas extremas esta semana para o parque do Grand Canyon, com temperaturas esperadas que poderiam superar os 46°C à sombra em alguns lugares.
Na terça-feira, um excursionista de 67 anos foi encontrado morto no parque. Enquanto correm as investigações, os primeiros elementos sugerem que sua morte estaria relacionada com o calor.

