Haiti faz história e comemora volta à Copa do Mundo após 50 anos
As ruas da capital do país viveram estiveram em festa após a classificação para a Copa do Mundo 2026
Publicado: 19/11/2025 às 09:02
Haiti faz história e comemora volta à Copa do Mundo após 50 anos. (Foto: Divulgação/Concacaf)
Meio século depois de sua estreia na Copa do Mundo, o Haiti retorna ao torneio mais importante do futebol ao garantir sua vaga para o Mundial da América do Norte de 2026 nessa terça-feira (18), com uma vitória por 2 a 0 sobre a Nicarágua, pela sexta e última rodada da fase final das Eliminatórias da Concacaf.
A seleção caribenha, comandada pelo francês Sébastien Migné, triunfou em Willemstad, capital de Curaçao, com gols de Louicius Deedson aos 9 minutos e Ruben Providence nos acréscimos do primeiro tempo (45+1').
O Haiti terminou em primeiro lugar no Grupo C, com 11 pontos.
A classificação dos haitianos para a Copa do Mundo de 2026 é histórica, já que eles retornam ao torneio após jogarem pela primeira vez em 1974, na Alemanha Ocidental.
O Haiti conquistou a vaga ao liderar o Grupo C na fase final, à frente de Honduras (9 pontos) e Costa Rica (7 pontos), duas seleções com experiência em Copas do Mundo e estruturas de futebol mais consolidadas.
Ao fim da partida, jogadores haitianos assistiram, ainda dentro do campo e em um celular, os minutos finais do confronto entre Costa Rica e Honduras, que acabou empatado em 0x0. O resultado selou a classificação do Haiti para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México, de 11 de junho a 19 de julho.
O caminho do Haiti para a Copa não contou com uma partida disputada em casa, devido à violência no país. Em meio a um cenário político conturbado, gangues controlam partes importantes do território nacional.
- Veja lista com 42 seleções classificadas para a Copa do Mundo
- Trump anuncia emissão rápida de vistos para torcedores com ingressos para Copa do Mundo de 2026
- Itália vive novo drama e corre o risco de ficar fora de terceira Copa seguida
- Haaland cita catimba de rival como motivação em vitória sobre a Itália: 'Tocava na minha b....'
Não há eleições presidenciais no país desde 2016, governado por um conselho presidencial de transição. Em 2024, gangues obrigaram Ariel Henry, o primeiro-ministro à época, a renunciar o cargo.
Por isso, o Haiti jogou as Eliminatórias da Concacaf em Curaçao, no estádio Ergilio Hato, a cerca de 1.100 km do país caribenho.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a celebração do povo haitiano nas ruas de Porto Príncipe, capital do país, após a classificação para a Copa do Mundo.
*Com informações da AFP