Retrô pode disputar sua 4ª final do Pernambucano em cinco anos
Em seis anos na elite do futebol Pernambucano, a Fênix de Camaragibe já soma três finais de campeonato, podendo alcançar a quarta em 2026
Publicado: 20/02/2026 às 12:07
Vagner Love, camisa 9 do Retrô (Rafael Melo/ FPF)
O confronto entre Sport e Retrô que acontece neste sábado (21), às 16h30, na Ilha do Retiro, vale muito mais do que uma vaga para a final do Campeonato Pernambucano. Para o Retrô, a partida representa a chance de alcançar a quarta final estadual em cinco anos e se consolidar como um dos protagonistas do futebol pernambucano.
- Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.
Veja também:
- Como funcionam os critérios de desempate no Campeonato Pernambucano 2026?
- Beto Lago: "1987 acabou e o que persiste é a tentativa de transformar inconformismo em argumento jurídico"
- "Carrasco do Sport", Fernandinho pode reforçar o Retrô na decisão da semifinal
- Artilheiro do Pernambucano, Vagner Love tenta fazer valer a lei do ex contra o Sport
Com apenas seis anos na Série A1 do Pernambucano, o clube vive um período de consistência em sua história. O Retrô vem disputando as fases decisivas do estadual desde 2022, onde acumula quatro idas para as semifinais de forma consecutiva e três participações na final do Pernambucano.
A trajetória começou em 2022, quando o azulino eliminou o Salgueiro na semifinal e chegou à sua primeira final, terminando com o vice-campeonato após ser derrotado nos pênaltis para o Náutico. Em 2023, repetiu o feito ao avançar novamente à decisão, desta vez contra o Sport, ficando mais uma vez com a segunda colocação.
Em 2024, o voo da Fênix foi interrompido na semifinal, após ser eliminado nos pênaltis contra o Náutico. Já em 2025, o Retrô voltou a figurar na final do estadual, mas acabou sendo superado novamente pelo Sport, conquistando seu terceiro vice-campeonato Pernambucano.
Em 2026, a equipe tem mais uma vez a oportunidade de aumentar ainda mais a sua história. Caso avance diante do Sport, chegará à sua quarta final em cinco anos, um feito enorme para um clube que estreou na primeira divisão apenas em 2020.
Mesmo sem ter levantado a taça até aqui, a regularidade impressiona. Em seis participações na elite do Campeonato Pernambucano, o Retrô soma quatro semifinais consecutivas e três finais disputadas. Desempenho que coloca a Fênix de Camaragibe como uma das principais forças do futebol pernambucano.
Volta da semifinal
A partida entre Sport e Retrô pelo jogo de volta da semifinal acontece no próximo sábado (21), às 16h30, na Ilha do Retiro. O Leão da Ilha leva vantagem no confronto, devido a vitória por 1 a 0 conquistada no jogo de ida. O vencedor do duelo, enfrenta quem passar na outra semifinal entre Náutico e Santa Cruz, onde o Náutico leva vantagem de 1 a 0.