Ataque hacker bilionário deixa clientes de bancos sem acesso ao Pix
Pelo menos seis instituições financeiras teriam sido afetadas pela ação criminosa, com desvios de recursos de empresas e interrupção do Pix
Publicado: 02/07/2025 às 16:30

Hacker (Freepik )
O ataque hacker que teve como alvo a C&M Software, empresa que presta serviços para instituições provedoras de contas transacionais que não possuem meios de conexão própria, afetou clientes de alguns bancos, que ficaram sem acesso ao Pix.
Fundada em 1992, a C&M Software é a companhia responsável pela mensageria que interliga instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) – o que engloba o ambiente de liquidação do Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC) em 2020 e amplamente utilizado pelos brasileiros. O principal foco de atuação da empresa é o desenvolvimento de soluções para operações no ecossistema de pagamentos instantâneos.
De acordo com relatos do mercado financeiro reproduzidos pelo jornal O Globo, pelo menos seis instituições financeiras teriam sido afetadas pela ação criminosa, com desvios de recursos de contas de empresas e interrupção temporária de operações via Pix.
Confira as informações completas no Metrópoles.

